segunda-feira, 21 de setembro de 2015

"Deu chuva pra hoje" - Resumo dos capítulos

Abaixo segue o resumo de cada um dos seis capítulos de "Deu chuva pra hoje", em ordem cronológica.  Cada uma dessas histórias têm dez páginas cada uma.

Self-service

Heitor é um cara com pouco mais de trinta anos que vive no Rio de Janeiro. Depois de conseguir, meio que por acaso, o telefone de Taís, um grande amor do passado, ele resolve marcar um almoço com ela no centro da cidade e confrontar um passado que nem mesmo ele sabe por que decidiu revisitar.

Vantagem é tudo

Diego é colega de trabalho de Heitor e aproveita a hora de almoço para arrumar ingressos a fim de ver o jogo da noite que ele pretende ir com o filho. Mentiroso inveterado, ele vive as turras com a ex-esposa, Cida.  Manfrini é o homem de quem ele pretende comprar os ingressos, mas o caráter duvidoso de Diego traz uma tensão inesperada para situação.

Manfrini Negão

Manfrini é um gigante intimidador, mas de coração amável. Ele abre mão de ir ao jogo para pagar uma dívida do pai, a última parcela do ‘Cruzeiro do Roberto Carlos’. Estressado, entra em conflito com colega de empresa e segue para encontrar Suzy/Cida (ex-esposa de Diego), uma prostituta com quem ele tem relacionamento especial e atende numa sala discreta num edifício comercial no centro da cidade. 

A última canja

Alcino do Engenho é um sambista conceituado que atualmente pouco sai de casa. Apesar disso ele comparece a Pedra do Sal, tradicional reduto de samba carioca para receber uma homenagem. Lá ele é festejado por público e sambistas, canta e faz um discurso bastante emotivo. A caminho da casa do irmão (pai de Manfrini) para ver o jogo, ele encontra Taís, com quem inicia uma interessante conversa. 

Visto assim do alto

Amigos de longa data, um anjo celeste e um infernal debatem sobre questões comuns aos debates contemporâneos sobre religião, felicidade, certo e errado.  Eles transitam por cenários do centro do Rio de Janeiro enquanto comentam sobre seus pontos de vistas e até sobre as histórias anteriores. O anjo do inferno a todo o momento contesta a bondade divina e disserta sobre o caráter errante dos homens, enquanto o celeste, com certa ironia responde a tudo. Os dois fazem isso sem demonstrar animosidade, pelo contrário, o diálogo dos dois deixa claro o carinho e respeito que têm pelo outro, embora estejam em lados opostos. No fim, eles introduzem a história seguinte.

Tomando rumo


Liliane é a motorista do ônibus que conduz Alcino e Taís. Ela não aguenta mais a vida no volante e mantém a todo o momento contato com a irmã, responsável por avisá-la se ela passou ou não num concurso público. O temporal que desaba na cidade é responsável por uma descarga de emoções, não só delas, mas de vários personagens que ela transporta no ônibus.

Nenhum comentário: