sábado, 21 de abril de 2007

Presidente Coração de ouro

Abro a caixa de emails e meu chapa do Around Venus, me comunica que Lula, nosso presidente, fará de Mangabeira Unger seu mais novo ministro. O chapa ainda diz (mas sem muita certeza), que Mangabeira continuaria morando nos EUA, onde é professor na faculdade de Harvard.

Mangabeira chegou a ensaiar uma candidatura a presidência nas últimas eleições, mas não vingou. Ele que já tinha sido coordenador da campanha de Ciro Gomes em 2002, gravou até alguns programas para a tv, em que ele falava das suas intenções de chegar ao palácio do planalto. Caetano Veloso, assinou embaixo, e disse que Mangabeira poderia parecer estrangeiro, mas no momento, ninguém lhe parecia mais brasileiro. A observação de Caê, dá-se devido ao sotaque de gringo, bastante carregado com que Mangabeira fala. Uma mistura de Henry Sobel com Inri Cristo.

Vejam aqui, o video da "campanha" do professor, que entre outras coisas, diz a locução, ser Mangabeira o pensador brasileiro mais respeitado no mundo.

Com o anúncio do novo ministro, Lula prova que tem bom coração. Mangabeira não foi só um dos críticos mais ferozes do governo, mas chegou a dizer em artigo na Folha de São Paulo, que "...o governo Lula é o mais corrupto de nossa história nacional. Corrupção tanto mais nefasta por servir à compra de congressistas, à politização da Polícia Federal e das agências reguladoras, ao achincalhamento dos partidos políticos e à tentativa de dobrar qualquer instituição do Estado capaz de se contrapor a seus desmandos " .

Vejamos aonde vai parar esse respeito todo agora.

Não é o primeiro que ele perdoa. Certa vez, Orestes Quércia (morto com farofa politicamente), disse que Lula não tinha competência nem para dirigir uma carrocinha de pipoca, o presidente devolveu dizendo que " pelo menos não tinha roubado a carrocinha de pipoca". Mas isso não impediu que nas últimas eleições os dois andassem de braços dados.

Lula é sangue bom.

Franklin Martins disse que Lula era um gênio para perceber a situação do país, mas que não sabia nada das insituições, e pior, não tinha o menor interesse em saber, deixando tudo na mão dos outros sem o mínimo de policiamento. Foi esse presidente desinteressado que propôs uma pasta a Franklin, e ele, claro, aceitou.

Lula tem bom coração. Só falta o Diogo Mainardi ministro.

Enquanto isso, vamos esperar o primeiro pronunciamento de Mangabeira Unger como ministro, muito atenção ao sotaque bacana.

Um comentário:

Anônimo disse...

collor já tem trânsito livre na alvorada. lula disse até que o ex-presidente era um homem digno. copo de mate na mão.