segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Il Buono


Pra não dizer que não falei de Oscar, menciono aqui o Oscar Honorário concedido pela academia a Ennio Morricone, compositor e autor de mais de 300 trilhas sonoras para cinema. Ennio que tinha sido indicado várias vezes para o prêmio, jamais havia levado a estatueta para casa e ontem a academia resolveu premiá-lo pelo conjunto de sua obra.

Ennio é um compositor genial, autor de trilhas e músicas inesquecíveis, mesmo quem não o conhece, certamente já escutou ou ouviu algo dele em alguma parte. Suas músicas ajudaram a imortalizar os faroestes spaguettis de Sérgio Leone. O assobio arrepiante de Três homens e um conflito, a gaita anunciadora da presença de Charles Bronson em Era uma vez no Oeste, a batida que marca a imponência do famigerado Al Capone em Os Intocáveis, a emocionante música que marca o amor de Warren Beatty e Annet Benning em Love Affair e os temas lacrimejantes de Cinema Paradiso foram todos regidos por Ennio e sua batuta.

Vão ao google e cacem dentro de mais de 2 milhões de citações tudo que você quer e precisa saber do mais importante compositor de trilhas cinematrográficas vivo, parceiro dos mais importantes diretores do cinema como Giusepe Tornatore, Brian de Palma, Bernardo Bertolucci entre outros. E saiba inclusive do disco que ele lançou com Chico Buarque.

Toda glória e toda honra a Ennio Morricone.

3 comentários:

Anônimo disse...

Rápido e interessante....

Mas sabe q não é dos meus preferido né?! rs*

Anônimo disse...

Dá-lhe Enio!

Emiliano Mello disse...

Eu? O Ennio, né?