terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Antes de Old Boy


Pra quem ficou de bobeira com Old Boy do coreano Park Chan-Wook, aviso que já pipoca nas locadoras Zona de Risco(Joint Security Area) do mesmo diretor. O filme que é anterior a trilogia da vingança (Sr. Vingança, OLdboy e Lady Vingança) segue uma linha diferente do que Chan-Wook fez nos três.

A zona de risco que o filme retrata é fronteira entre as Coréias do Sul(capitalista) e Coréia do Norte(comunista), um lugar de muita hostilidade de ambos os lados, gerando uma tensão muito grande entre os oficiais e soldados que circulam por ali. O clima é tão pesado que eles agem como se estivessem preparados para um conflito a qualquer momento. Os guardas ficam na posição de aikidô durante os seus plantões, prontos para finalizar qualquer um que ouse desrespeitar os limites da fronteira. Chan-Wook não toma partido no filme, mostra personagens de ambos os lados e expões suas ansiedades e intolerâncias, deixando claro que apesar das diferenças políticas, povos de mesma origens não podem ser tão diferentes assim. Os diálogos dos soldados na rotina das fronteiras são excelentes e o filme brilha quando mostra a curiosidade e a vontade que eles têm de conhecer os "parceiros" do lado de lá, quando se perguntam se o relacionamento com um semelhante começa e termina numa diferença política. É tocante essa exposição dos personagens.

A história do filme gira em torno de um conflito que ocorre dentro de uma cabine do lado sul-coreano, onde algumas mortes ocorreram. Diante dos aspecto nebulosos que envolvem as circunstâncias do conflito e a má vontade de ambos os lados de apurar o que aconteceu na noite do tiroteio, entra cena uma uma força neutra para investigar o caso, a CNSS, formada por países "menores" como Suíça e Suécia. A CNSS envia a Major Sophie E. Lean (Yeong-ae Lee em excelente desempenho), que já viaja para as Coréias cheia de recomendações de seus superiores. A Major Lean nasceu na Suíça, é filha de pai coreano e herdou os traços orientais da terra de seu pai. O envio dela para apuração dos fatos é uma clara tentativa de deixar o assunto em casa e jogar a verdade para debaixo do tapete. Mas o tiro sai pela culátra, já que embora tenha descendência coreana, a Major sente-se uma estrangeira nas Coréias e não abre mão de fazer seu trabalho bem feito. O resultado de um elenco com atuação impecável, uma direção segura e um roteiro muito bom é um filme sensível, belíssimo que consegue emocionar o espectador. Se cá no ocidente a história de Park Chan-Wook já se confunde com a de Old Boy, se faz necessário saber o que ele fez antes disso e confirmar seu talento de grande diretor, nesse filme que se para alguns não é melhor é no mínimo do mesmo nível de Old Boy.

O dvd que está nas locadoras vale não só pelo filme em sí, mas também por um segundo disco que vem recheado de extras com making-of, entrevistas com o elenco e um video que conta sobre a verdadeira zona de risco, nos deixando a par de como ela é de fato. É um lançamento caprichado.

Passando a ressaca do carnaval, vão até a locadora mais próxima e peguem essa obra primorosa de Park Chan-Wook ou Chan-Wook Park, como diz a capa do filme.

Bom filme.

*Clique aqui para ver o trailler do filme.

Nenhum comentário: