quinta-feira, 15 de março de 2007

Memórias de um poeteiro (parte 1)

Nelson Rodrigues disse aqui, em entrevista ao seu amigo Otto Lara Resende: "Aos 18 anos eu era de uma ignorância enciclopédica". Nelson era um entusiasta da velhice. Aconselhava os jovens envelhecerem cada vez mais rápido. Se ele com 18 anos era tão ignorante como disse não sei, mas eu, com pouco mais que isso, era uma bela besta. Me dei conta disso esses dias, quando fuçando aqui na poeira, achei uns poemas que fiz ao longo de 2001, todos de uma incompetência jumentesca. Fiquei com vergonha de reler aquilo. Poemas dignos de toda troça e todos os xingamentos, os mais cabeludos. Eu exigo.

Como não me levo a sério -pelo visto naquela época eu me levava- fiz uma seleção de 13 poemas que pesquei entres uns 20, para expor ao ridículo e comentá-los com a devida galhofa que eles merecem e submetê-los aos comentários dos poucos que aqui visitam. Os que ficaram de fora eu não tive coragem de postar, de tanta vergonha. Não vou por os poemas inteiros, só os "melhores" trechos e comentá-los.

Apologia do amor

Mesmo depois que meu coração se despedaçou
Sigo fazendo apologia do AMOR
Mesmo depois dela me machucar
Sigo fazendo apologia do AMAR
Mesmo permanecendo com o mesmo temor
Sigo fazendo apologia do AMOR
Mesmo sentindo uma voz confusa dentro de mim gritar
Sigo fazendo apologia do AMAR


-Esse parece aquelas figurinhas "Amar é...". Cafona e brega. As palavras amor e amar em caixa alta, já mostra como eu estava equivocado quando peguei a caneta e escrevi isso.

Carta aos aflitos

Apegue-se as suas canções
Aos ombros dos de seus amigos
aos sorrisos otimistas das crianças
aos beijos ardentes que vc possa dar
as palavras que lhe possam sussurrar
E depois comemore seu triunfo
Com um esplendor de AMARCORD


-Esse trecho é de uma derrota só. Pura auto-ajuda. Parece que tirei de uma revista Capricho, Querida, sei lá. Se uma pessoa a beira de um abismo ler isso, pula na hora. O que é essa citação ao Amacord, do Fellini? Acho que vi o filme e quis encaixar ele de qualquer jeito. Grotesco! E segue mais um trecho:

Pra chover até o céu pede água
Cada vez que vc se encontrar triste
Masturbe seu coração
E deixe sua alma levitar

-Esse "Pra chover até o céu pede água" eu roubei do meu cd de rap do Escadinha, famoso traficante carioca do Rio de Janeiro. Cd muito bom por sinal. Mas reparem que a frase está deslocada na estrofe, joguei ela de qualquer jeito lá.


Nua , nua , nua .....

Sei que não é sua intenção
Mas cada gesto que você faz
Parece que você se insinua
E na minha cabeça profana
Eu só te imagino nua

Na solidão do meu aconchego
Sua imagem na minha mente figura
E ainda que nunca tenha visto
Eu só te imagino nua


-Apostei no erotismo. É de fazer o Wando corar.


Não vamos perder mais tempo

Vamos transformar nosso beijos abstratos em concretos
Confirmar nossas afinidades
Por fim..........
Vamos dar as mãos, buscar novos momentos
E tentar juntos
As possibilidades incertas do sentimentos


-Se não fosse eu a ter escrito isso, teria certeza que o "escritor" é um idiota. Qualquer saco vazio tem mais conteúdo que isso. O título é interessante se pensarmos que escrever e ler algo do tipo é uma perda de tempo.

Golpe da vida

E eu não sei uma maneira de estancar essa dor
Que a cada dia cresce
E parece não ter fim
Que jorra pelos meus dias afora
Quisera eu saber uma prece
Para espantá-la pra longe de mim

-Que fase hein?

Distância

Quando a vida te colocou longe de mim
Não sabia o que estava fazendo
Ahh , não, com certeza não sabia
Se soubesse não faria
Ou se fizesse sabendo
Se arrependeria
Me levaria no vento da sabedoria
Até você

-Vergonha de mim. 2001 não deve ter sido um bom ano mesmo ou eu estava dodói da cabeça. Esse "vento da sabedoria", meu Deus, cafona demais.

5 comentários:

Anônimo disse...

como vc mesmo disse: "Que fase heim!" O q tem o título Golpe da vida é demais. Faz até chorar! ahauhau! abs.

Anônimo disse...

Os seus comentários são os melhores, ri horrores, hahhhahahhhahhahahahah

Anônimo disse...

"Golpe da vida, "Apologia do amor", "Carta aos aflitos"... cada um supera mais o outro!
Me explica isso, Thales:
"Vamos transformar nosso beijos abstratos em concreto"
Saiu da aula de estética e correu pro computador.

Anônimo disse...

Adorei...seus comentários são os melhores....rsrsrsrs

Agora, mostrar os ridículos é fácil...quero ver vc mostrar os bons...hein...hein...rs*

Masturbe seu coração!
beijinhus***

Anônimo disse...

Eu nem vou comentar nada pois se fizer o mesmo com os meus você sabe o dramalhão que daria ... digamos que você sempre teve uma criatividade aguçada e uma imaginação fértil, só um pouco desajustada.

Auto crítica é sempre bom. Fiquei imaginando você novinho sofrendo horrores.Só não entendi logo você querendo uma prece? Tempos religiosos e dolorosos né.

O melhor foi o jorrar e o estancar a dor, imaginei um monte de sangue jorrando de um coração masturbado a pensar na mulher nua.

bjos, Nina